• 27 Apr 15

    Apendicite

     

    Oi!
    Vamos continuar falando sobre apendicite?
    Já sabemos o que é, e quais sintomas devemos suspeitar de!
    Agora vamos aprender que exames solicitar para confirmar o diagnóstico.
    Sempre devemos coletar amostras de sangue para avaliar se há infecção - aumento dos leucócitos, e/ou aumento na produção destes - desvio à esquerda.
    Em seguida, podemos lançar mão de exames de imagem.
    Porém em processos muito precoces os exames de imagem podem não demonstrar alterações especificas, pois eles refletem alterações morfológicas do apêndice, que só surgem algum tempo depois.
    Sintomas como dor, adinamia, inapetência, e sinais como febre, podem sugerir o processo precocemente somados a leucocitose
    É válido pedir ultrassonografia do abdome?
    Vamos deixar esta resposta para o próximo post!
    Até breve!
    Boa semana!

    Veja mais →
    • 27 Apr 15

    Reparo Ósseo

    Bom dia! Esta semana fizemos um procedimento bastante interessante!
    Uma paciente que sofreu atropelamento há alguns anos, que teve como sequela perda de parte do osso ilíaco ( que junto com os ossos ísquio e púbis formam a bacia) - vide reconstrução 3D nos dois quadros superiores. Já tinha sido operada 2 vezes para reparo do trauma e hérnia de parede abdominal. Evoluiu com volumosa hérnia recidivada em flanco direito e região lombar, como observado na imagem da tomografia ( quadro abaixo à esquerda). Realizou cirurgia para fixação de reparo ósseo, correção da hérnia e correção estética do defeito da parede. Gostaria de agradecer aos amigos Dr Eduardo Dore ( cirurgia plástica ) e Dr Esdras Furtado ( ortopedia ) por integrarem a equipe e pelo sucesso da cirurgia! A paciente já se encontra em casa em recuperação!
    Um ótimo fim de semana a todos!

    Veja mais →
    • 27 Apr 15

    Apendicite Aguda

    Hoje falaremos como suspeitar de uma apendicite aguda.
    Antes falaremos o que significa agudo em medicina.
    Doenças agudas em medicina são aquelas que têm um curso acelerado, terminando em convalescença ou morte, grande parte delas têm origem infecciosa.
    Então apendicite aguda é uma doença que quando diagnosticada tem que ser tratada prontamente, antes que progrida a uma grave sepse abdominal e quase sempre morte.
    Se tratada em fase inicial ( cirurgia ), o paciente se recupera rapidamente.
    E então? Como podemos suspeitar de uma apendicite?
    O quadro "clássico" começa com desconforto em região epigástrica ou periumbilical (mesogástrio), que em questão de horas se localiza na fossa ilíaca direita, convertendo-se em dor que aumenta de intensidade em poucas horas a dias.
    Também pode vir acompanhada de febre, perda da fome (inapetência), diarréia.
    Caso você em algum momento tenha sintomas parecidos, procure avaliação médica, preferencialmente por um cirurgião. A rapidez no diagnóstico é decisiva quanto à sua recuperação, e simplifica o tratamento cirúrgico e dias de internação.
    Um grande abraço! Uma semana abençoada!
    João Sucupira
    www.joaosucupira.med.br
    ‪#‎drjoaosucupira‬

    Veja mais →
    • 23 Feb 15

    Apendicite Aguda

    Bom dia!
    A palavra agora é apendicite!
    Certamente você já ouviu falar! Mas deve ter muitas dúvidas em relação ao assunto!
    Apêndice é uma estrutura que se localiza na base do ceco, primeira porção do intestino grosso, logo, em medicina é chamado apêndice cecal ou apêndice vermiforme.


    E para que serve o apêndice?
    - Nada! (Risos)
    O apêndice é um resquício evolutivo do intestino humano anteriormente mais longo, hoje sem nenhuma função.
    Como ele tem um fundo cego, costuma acumular detritos que se por ventura obstruírem o seu interior, podem inflamar, levando a apendicite!
    Em medicina, toda palavra que termina com o sufixo " ITE ", significa inflamação, logo pancreatite, gastrite, cistite, significam inflamação destes órgãos.
    Durante os próximos dias falaremos sobre os sintomas, diagnóstico, e tratamento desta doença que é uma urgência cirúrgica muito comum.

    Um grande abraço!
    Uma grande semana!

    João Sucupira
    www.joaosucupira.med.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Exercício para aula de nomenclatura e materiais em cirurgia

    Paciente grave, 67 anos, ictérico, séptico, com histórico de colelitíase diagnosticada há pelo menos dois anos. Deu entrada pela emergência com quadro de pancreatite aguda biliar. Após dez dias de internação houve remissão do quadro da pancreatite. Foi realizada, então, cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica durante a mesma internação.
    Durante a cirurgia realizou-se colangiografia intra-operatória evidenciando falha de enchimento em colédoco distal. No momento não pode ser realizada CPRE e a cirurgia foi convertida a cirurgia convencional para exploração das vias biliares.
    À exploração não foi conseguido desobstruir as vias biliares e devido ao intenso processo inflamatório optou-se naquele momento por não realizar uma derivação biliodogestiva para restabelecer o trânsito das vias biliares.
    Diante do exposto, pergunta-se;
    A. Cite duas opções possíveis de dieta durante o período agudo da pancreatite.
    B. Durante esta cirurgia se fez necessário sondagem vesical? Explique sua resposta.
    C. Já que não foi realizada uma derivação biliodogestiva o que foi feito? Explique o que foi realizado e especifique o nome e calibre do material utilizado.
    D. Caso houvesse sido realizada a derivação, qual o nome da anastomose a ser feita e qual o tipo.
    E. Qual a dieta pós operatória do paciente? Quanto tempo após a cirurgia devemos inicia-la?

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Curativos em cirurgia

     

    Toda cicatriz cirúrgica precisa de cuidados.
    Normalmente cada cirurgião informa quais os cuidados para o paciente realizar curativos cirúrgicos.
    Isto serve também para ferimentos corriqueiros os quais nos acidentamos no dia a dia.
    Há normas básicas que sempre devem ser seguidas:
    - Feridas devem ser lavadas em água corrente, para que sejam retirados detritos, não precisa ser soro ou solução estéril, basta água corrente e sabão comum. Isso mesmo!
    - Depois de limpa e seca, a ferida suturada e sem sangramentos, podemos colocar solução anti-séptica.
    - Uma boa opção é o álcool a 70% ( atenção não vale aquele álcool que compramos no supermercado para uso doméstico ) ou mesmo mertiolate.
    - PVPI ou soluções a base de iodo não são recomendadas, pois queimam a pele dificultando a cicatrização, também não devemos colocá-lo em feridas abertas.
    - Ferimentos abertos devem ser levados à avaliação pelo médico, pois se houver necessidade de sutura, esta deve ser realizada em até seis horas após o acidente.
    Só o médico mesmo vai avaliar a necessidade de uso complementar de antibióticos e vacinas!
    Mas estes cuidados básicos com feridas todos nós devemos saber!
    Um grande abraço! Uma grande semana!
    João Sucupira
    www.joaosucupira.com.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Hérnias - Tratamento Laparoscópico - Parte 5

     

    Ainda conversando sobre hérnias, vamos falar sobre a cirurgia laparoscópica na correção desta doença.
    Este tipo de cirurgia, é aquele sem incisões grandes, apenas com pequenos furos que podem variar de 0,5 a 1,0 cm (veja a figura acima).
    A correção durante a cirugia por vídeo (laparoscopia), é muito eficiente nos casos em que a cirurgia é para tratar de hérnias inguinais, inclusive nos casos em que estas são bilaterais, podendo corrigir em uma mesma cirurgia o defeitos nas duas regiões inguinais.
    A chance de retorno (recidiva) do defeito é quase nula. O paciente normalmente tem alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia, e tem pós operatório com menor chance de hematomas e menos dor aos movimentos.
    Para saber o melhor tipo de correção para cada caso deve-se conversar com o cirurgião, pois ele tem a experiência adequada para definir qual tipo de cirurgia terá melhores resultados e melhor recuperação.
    Se você tem uma hérnia converse com o especialista!
    Tenham um bom dia!
    Um grande abraço.
    João Sucupira
    www.joaosucupira.med.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Hérnias - Tratamento Convencional - Parte 4

     

    Então: já aprendemos a examinar uma hérnia, aprendemos quais exames podem confirmar o diagnóstico, agora só nos falta falar do tratamento!
    O tratamento é muito simples: é a correção cirúrgica do defeito.
    Depois que sabemos possuir uma hérnia, devemos optar pela correção o quanto antes, pois com o passar do tempo ela sempre tende a aumentar de tamanho o que torna a cirurgia maior, e com maior chance de recidivas (acontecer novamente no mesmo local).
    Na maioria das vezes a cirurgia é muito simples, quando a musculatura é fraca, o que é mais comum, colocamos uma tela de material sintético, com características a serem escolhidas de acordo com o tamanho e a localização da hérnia, além do perfil do paciente!
    O tempo cirúrgico é mínimo, quase sempre menos de uma hora, dependendo do tamanho da hérnia. Na maioria das vezes fazemos apenas um bloqueio anestésico ( podendo ser uma raquianestesia) , sem necessidade de anestesia geral.
    A cirurgia também só requer apenas um dia de internação na maioria dos casos, ou mesmo o paciente em algumas situações pode operar pela manhã logo cedo e ter alta hospitalar no final do mesmo dia, dormindo em casa.
    Fiquem com Deus.
    Abraço. João Sucupira.
    www.joaosucupira.med.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Hérnias - Diagnóstico - Parte 3

     

    Veja bem, se você suspeita que possui uma hérnia abdominal, o primeiro passo é procurar o cirurgião. A principal forma de diagnóstico é o exame clínico... Mas se a hérnia é muito pequena ou há alguma dúvida diagnóstica, solicitamos um exame de ultrassonografia (USG) para afastar ou confirmar o problema. A vantagem do USG é que por ser um exame dinâmico, o radiologista pode ver o conteúdo movimentar-se ao esforço físico do paciente confirmando muito bem o diagnóstico.
    Ao exame acima, podemos identificar bem a falha na musculatura, neste caso a cirugia é indicada.
    Quando o paciente é muito obeso devemos pedir uma tomografia computadorizada do abdome, pois o tecido adiposo ( gordura) atrapalha a imagem do ultrassom, não conseguindo detectar hérnias menores.
    Espero que todos tenham uma semana saudável!
    Um grande abraço!
    João Sucupira
    www.joaosucupira.med.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →
    • 02 Mar 15

    Hérnias - Parte 2

     

    Nossa última conversa foi como auxiliar a entender o que são hérnias abdominais... Mas podemos também encontrar hérnias na região inguinal (virilha). E estas são bastante comuns!
    Aparecem da mesma forma, como um volume na região da inguinal, podendo acometer até mesmo os dois lados ao mesmo tempo.
    No início reduzem durante o repouso e até desaparecem. Mas a medida que o tempo passa, vão aumentando de tamanho, podendo encarcerar, que é quando ficam endurecidas e dolorosas precisando de cirurgia de urgência!
    Quando surgem na juventude, associam-se a herança familiar, quando em idade mais avançada, podem ser por fraqueza da parede abdominal!
    Portanto quando estamos saudáveis, fazer atividade física para fortalecer a musculatura pode evitar hérnias. Porém quando já possuímos uma hérnia, a atividade física irá aumentá-la! Assim, logo que suspeitamos portar uma hérnia inguinal, devemos tratar com rapidez poder voltar a praticar esportes com segurança e evitar complicações como encarceramento e estrangulamento.
    Uma grande semana a todos, próxima postagem ainda falaremos sobre este assunto!
    João Sucupira
    www.joaosucupira.med.br
    #drjoaosucupira

    Veja mais →

Categorias