• 01 Dec 15

    Hérnias de parede abdominal - parte 1

    Olá! Como vai você?
    Escolhi um tema bem mais simples para nossa conversa de hoje!
    Vamos falar de hérnias... Mas só as localizadas no abdome.
    Você já deve ter ouvido falar em hérnias, mas sabe o que significa?
    Uma hérnia é uma área de fraqueza na parede abdominal, essa área rompe e abre um orifício, à medida que o orifício aumenta, passa conteúdo de dentro da barriga para através da musculatura, formando uma tumoração, um 'caroço' no local acometido.
    Este pode desaparecer quando estamos deitados ou em repouso, e logo aumentar de tamanho quando fazemos esforço com o abdome. Mas veja, quando ele desaparece você pode palpar o orifício, ao invés do volume herniado. Este volume pode ser doloroso ou não. E muitas vezes fica preso não conseguindo mais retornar para o interior do abdome, nesse caso geralmente com dor, e necessitando de uma avaliação de urgência!

    A estas hérnias que não conseguimos reduzir, podemos classificar em encarceradas, aquelas em que o conteúdo não está com sofrimento vascular, e as estranguladas, que seriam as hérnias com conteúdo pouco vascularizado, necessitando o quanto antes de tratamento cirúrgico para que não haja necrose do segmento acometido e consequente perde deste, causando danos de diversas magnitude são paciente, a depender do local e do tamanho do segmento a ser retirado!

    Faça um auto exame! Se você desconfia que tem uma hérnia procure um cirurgião!

    Nos próximos posts falaremos mais sobre este assunto!
    Um grande abraço! Espero que tenha tido uma grande semana.
    João Sucupira

    Veja mais →
    • 01 Aug 15

    Você sabe o que é gastroplastia redutora?

     

    Se não sabe, vamos ensinar agora! Esta é uma cirurgia para perda de peso. Indicada sobretudo para aqueles pacientes com outras doenças associadas, sobretudo o diabetes e para aqueles com índice de massa corporal acima de 40kg/m2.
    Nesta cirurgia como você observa no desenho acima, deixamos um pequeno reservatório gástrico, comportando volume aproximado de 30ml, já na gastroplastia vertical (Sleeve) o volume do estômago fica entre 150 a 250ml, assim sendo o Bypass é bem mais restritivo que a última cirurgia.
    Em seguida, o estômago reduzido é ligado diretamente ao intestino delgado (jejuno). O alimento ingerido irá assim percorrer 100cm de jejuno (alça alimentar) para então receber as secreções digestivas vindas do restante do estômago, figado e pâncreas (alça bilio-pancreática), na ligação entre a alça alimentar e a alça bilio-pancreática, chamada entero-anastomose. A partir daí, há mais 3 ou 4 metros de intestino pela frente, aonde ocorrerá a absorção de alimentos (alça comum). Não é retirado nenhum pedaço de intestino. Pode ser realizada por video-laparoscopia (pequenos cortes, com auxilio de vídeo) ou por laparotomia (corte grande). Deixamos rotineiramente um dreno (tubo de silicone) com o qual o paciente vai para casa e é retirado após 7 dias.
    As maiores vantagens dessa cirurgia estão na boa perda de peso (35 a 40% em média do peso original do paciente) e na boa manutenção do peso ao longo dos anos, na grande melhora na saciedade ( o paciente sente menos fome) e no bom controle do diabetes, nos pacientes acometidos desta afecção.

    Veja mais →
    • 26 Dec 14

    O que você sabe sobre Quelóides?

    O que você sabe sobre Quelóides?
    Quelóides são cicatrizes defeituosas, aquelas que são altas, brilhantes e ultrapassam os limites das incisões iniciais, na realidade seria uma cicatriz que não para de crescer. Realmente alguns fatores influenciam sua presença, como pessoas com peles mais escuras ou muito brancas - extremos raciais. E em regiões específicas, como colo, ombros e dorso, e muitas vezes associados ao trauma. Se você já possui quelóide o tratamento ideal é a retirada cirúrgica da lesão com complemento imediato por um tipo de radioterapia chamado betaterapia, esta é de ação local e deve ser programada para início no dia seguinte à retirada cirúrgica. Deve-se fazer pelo menos dez sessões. Quem idealmente faz a excisão cirúrgica da lesão é o cirurgião plástico! Aqui em João Pessoa já há lugares que realizam betaterapia. No caso de já saber da predisposição, ao realizar a cirurgia eletiva podemos já deixar programado o tratamento complementar para evitar surgimento de novas lesões. Injeções locais de corticóide não funcionam bem para tratar quelóides, mas são uma opção às cicatrizes hipertróficas, nosso próximo tema!

    Veja mais →
    • 11 Dec 14

    Gastrectomia vertical ou Sleeve gástrico


     

    Há várias modalidades de cirurgia para tratamento da obesidade, hoje falaremos em uma opção que vem sendo cada vez mais aplicada, e que quando bem indicada apresenta resultados espetaculares.

    Gastrectomia vertical ou Sleeve gástrico é uma das modalidades de cirurgia para perda de de peso, nela o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago até o duodeno, havendo redução do estômago em até 80% do seu tamanho. O novo estômago fica com 150 a 250 ml e grande parte do fundo gástrico é retirado, esta é a região produtora do hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Assim haverá saciedade com menor ingesta alimentar e também pela diminuição da produção da grelina.

    Vale lembrar que o acompanhamento pós operatório é essencial ao sucesso do tratamento.

    Para quem pretende realizar tratamento cirúrgico para obesidade a informação é o primeiro passo. Procure um especialista na área e tire suas dúvidas.

    Veja mais →
    • 11 Jul 14

    O doutor falou que eu tinha que operar para perder peso?

    E agora? O doutor falou que eu tinha que operar para perder peso?
    A cirurgia da obesidade, também conhecida como cirurgia bariátrica, vem se mostrando crescentemente como opção segura e com melhores resultados para este fim.
    Será que todos os obesos devem realizar tratamento cirúrgico?
    Não.
    Pela Anvisa, além do cálculo do IMC (sempre acima de 35kg/m2), o paciente deve ter tentado tratamento clínico acompanhado de reeducação alimentar e atividades físicas, por pelo menos 6 meses, realizado com orientação médica. E havendo insucesso, aí sim deve-se optar pela cirurgia.
    Há diversas modalidades cirúrgicas, que são aplicadas de acordo com o perfil clínico do paciente.
    Nas próximas postagens falaremos de algumas delas.
    Um grande abraço é uma semana cheia de realizações!

    Veja mais →
    • 11 Jul 14

    Um pouco sobre Obesidade

    O assunto agora é obesidade. Apesar do crescimento do mundo fitness e o grande apelo a dietas e treinos milagrosos de toda natureza, o sedentarismo e os tentadores e de fácil acesso 'fast-food' fazem crescente a obesidade em todos os seus níveis.
    A grande vilã, nesse caso, é a obesidade mórbida.
    De acordo com o "National Institutes of Health (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde, aí estamos predispostos ao diabetes, problemas cardiovasculares, articulares, trombose, dislipidemias e até mesmo depressão.
    Na existência comprovada deste tipo de obesidade, quando o indivíduo não responde ao tratamento clínico associado à reeducação alimentar e atividade física regular a cirurgia aparece como indicação eficaz para ajudar na resolução deste problema. Pois mesmo após o tratamento cirúrgico deve haver acompanhamento nutricional e exercícios regulares.
    Na verdade o acompanhamento do portador de obesidade deve ser feito por equipe multidisciplinar, incluindo psicólogo, nutricionista, educador físico, um bom clínico e o cirurgião.
    Mas como eu consigo avaliar em que estágio encontra-se o meu ganho de peso?
    - Uma das formas mais usadas é através do índice de massa corpórea (IMC).
    Como calculá-lo e seu significado será o tema do nosso próximo post!
    Aguarde!
    Um grande abraço e uma ótima sexta-feira!

    Veja mais →
    • 11 Jul 14

    Você sabe o que significa IMC?

    Vamos voltar a falar de saúde! Pois através de uma boa saúde conseguimos todo o restante em nossas vidas.
    Dando seguimento ao tema Obesidade, faço a você a seguinte pergunta:

    Você sabe o que significa IMC?

    Esta é a sigla para índice de massa corpórea. Simplificando: um cálculo para ajudar a diagnosticar o grau de obesidade de cada indivíduo. Nele dividimos o peso do paciente em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros. Igualzinho como está na foto! Depois comparamos o resultado com a tabela acima.
    Como nosso próximo assunto é o tratamento cirúrgico da obesidade, normalmente indica-se a cirurgia para as pessoas com IMC entre 35 e 40 Kg/m2, desde que além da obesidade haja outras comorbidades associadas ou mesmo por ela geradas como hipertensão, apnéia do sono, diabetes melitus e/ou problemas articulares.
    Se o IMC está acima de 40 kg/m2, mesmo sem outras doenças associadas, já está indicado o tratamento cirúrgico.
    Informe-se! Converse com um especialista, ele vai indicar o melhor tratamento!
    Viver com saúde, qualidade de vida e felicidade é o essencial!
    Um grande abraço! Otimismo!

    Veja mais →

Categorias