Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/joaosucu/public_html/post.php on line 6
Doença do refluxo gastroesofágico | Dr. João Sucupira - Cirurgia Geral
    • 28 May 15

    Doença do refluxo gastroesofágico

    Bom dia!
    Como passou o final de semana?Será que alguém se excedeu na dieta e teve algum sintoma sugestivo de doença do refluxo? O tratamento da doença do refluxo gastroesofágico pode ser feito de maneiras diversas.
    Como medidas gerais podemos orientar o seguinte:
    Manter uma dieta sempre saudável e balanceada,
    Evitar o consumo de alimentos e bebidas que possam contribuir para um quadro de azia, como álcool, cafeína, bebidas gasosas, chocolate, frutas e sucos cítricos, tomates, molhos de tomate, alimentos picantes ou gordurosos, produtos derivados de leite integral, menta e hortelã,
    Alimentar-se com porções menores nas refeições.
    Comer devagar,
    Não deitar-se após as refeições, esperar pelo menos duas horas,
    Dormir com a cabeça mais elevada em relação ao corpo.
    Evitar o fumo e o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas.
    Beba muita água.
    Reduza o estresse
    Em se tratando de medicações podemos utilizar basicamente as seguintes classes de medicamentos:
    Antiácidos: vendidos sem receita podem ser usados após as refeições e na hora de dormir, embora não durem muito tempo. Efeitos colaterais comuns de antiácidos incluem diarreia ou constipação.
    Inibidores da bomba de prótons: Inibem irreversivelmente a bomba (canal) de prótons nas células gástricas. A diminuição da atividade dessa proteína diminui a concentração de íon hidrogênio no estômago tornando-o menos ácido. A acidez gástrica é altamente agressiva, e uma vez formada uma úlcera ela só é curável se for diminuída a secreção ácida.
    Procinéticos: restauram a motilidade gástrica e aumentam a tonicidade da válvula na transição esôfago gástrica, isto acelera o esvaziamento gástrico e reduz o refluxo.
    Manter um peso saudável e fazer visitas frequentes ao médico é uma boa forma de prevenir não só a doença do refluxo gastroesofágico, como também outras doenças do trato digestivo.A medicação mais adequada será escolhida pelo especialista. A maioria das pessoas responde a medidas não cirúrgicas, com mudanças no estilo de vida e medicamentos. No entanto, vários pacientes precisam continuar tomando remédios para controlar os sintomas. Sobre o tratamento cirúrgico falaremos na nossa próxima conversa!

    Tenha uma ótima semana!

Deixe um comentário

Categorias