• 01 Dec 15

    Hérnias de parede abdominal - parte 1

    Olá! Como vai você?
    Escolhi um tema bem mais simples para nossa conversa de hoje!
    Vamos falar de hérnias... Mas só as localizadas no abdome.
    Você já deve ter ouvido falar em hérnias, mas sabe o que significa?
    Uma hérnia é uma área de fraqueza na parede abdominal, essa área rompe e abre um orifício, à medida que o orifício aumenta, passa conteúdo de dentro da barriga para através da musculatura, formando uma tumoração, um 'caroço' no local acometido.
    Este pode desaparecer quando estamos deitados ou em repouso, e logo aumentar de tamanho quando fazemos esforço com o abdome. Mas veja, quando ele desaparece você pode palpar o orifício, ao invés do volume herniado. Este volume pode ser doloroso ou não. E muitas vezes fica preso não conseguindo mais retornar para o interior do abdome, nesse caso geralmente com dor, e necessitando de uma avaliação de urgência!

    A estas hérnias que não conseguimos reduzir, podemos classificar em encarceradas, aquelas em que o conteúdo não está com sofrimento vascular, e as estranguladas, que seriam as hérnias com conteúdo pouco vascularizado, necessitando o quanto antes de tratamento cirúrgico para que não haja necrose do segmento acometido e consequente perde deste, causando danos de diversas magnitude são paciente, a depender do local e do tamanho do segmento a ser retirado!

    Faça um auto exame! Se você desconfia que tem uma hérnia procure um cirurgião!

    Nos próximos posts falaremos mais sobre este assunto!
    Um grande abraço! Espero que tenha tido uma grande semana.
    João Sucupira

    Veja mais →
    • 01 Aug 15

    Você sabe o que é gastroplastia redutora?

     

    Se não sabe, vamos ensinar agora! Esta é uma cirurgia para perda de peso. Indicada sobretudo para aqueles pacientes com outras doenças associadas, sobretudo o diabetes e para aqueles com índice de massa corporal acima de 40kg/m2.
    Nesta cirurgia como você observa no desenho acima, deixamos um pequeno reservatório gástrico, comportando volume aproximado de 30ml, já na gastroplastia vertical (Sleeve) o volume do estômago fica entre 150 a 250ml, assim sendo o Bypass é bem mais restritivo que a última cirurgia.
    Em seguida, o estômago reduzido é ligado diretamente ao intestino delgado (jejuno). O alimento ingerido irá assim percorrer 100cm de jejuno (alça alimentar) para então receber as secreções digestivas vindas do restante do estômago, figado e pâncreas (alça bilio-pancreática), na ligação entre a alça alimentar e a alça bilio-pancreática, chamada entero-anastomose. A partir daí, há mais 3 ou 4 metros de intestino pela frente, aonde ocorrerá a absorção de alimentos (alça comum). Não é retirado nenhum pedaço de intestino. Pode ser realizada por video-laparoscopia (pequenos cortes, com auxilio de vídeo) ou por laparotomia (corte grande). Deixamos rotineiramente um dreno (tubo de silicone) com o qual o paciente vai para casa e é retirado após 7 dias.
    As maiores vantagens dessa cirurgia estão na boa perda de peso (35 a 40% em média do peso original do paciente) e na boa manutenção do peso ao longo dos anos, na grande melhora na saciedade ( o paciente sente menos fome) e no bom controle do diabetes, nos pacientes acometidos desta afecção.

    Veja mais →

Categorias