Um pouco sobre Obesidade
O assunto agora é obesidade. Apesar do crescimento do mundo fitness e o grande apelo a dietas e treinos milagrosos de toda natureza, o sedentarismo e os tentadores e de fácil acesso 'fast-food' fazem crescente a obesidade em todos os seus níveis.
A grande vilã, nesse caso, é a obesidade mórbida.
De acordo com o "National Institutes of Health (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde, aí estamos predispostos ao diabetes, problemas cardiovasculares, articulares, trombose, dislipidemias e até mesmo depressão.
Na existência comprovada deste tipo de obesidade, quando o indivíduo não responde ao tratamento clínico associado à reeducação alimentar e atividade física regular a cirurgia aparece como indicação eficaz para ajudar na resolução deste problema. Pois mesmo após o tratamento cirúrgico deve haver acompanhamento nutricional e exercícios regulares.
Na verdade o acompanhamento do portador de obesidade deve ser feito por equipe multidisciplinar, incluindo psicólogo, nutricionista, educador físico, um bom clínico e o cirurgião.
Mas como eu consigo avaliar em que estágio encontra-se o meu ganho de peso?
- Uma das formas mais usadas é através do índice de massa corpórea (IMC).
Como calculá-lo e seu significado será o tema do nosso próximo post!
Aguarde!
Um grande abraço e uma ótima sexta-feira!
Deixe um comentário